quinta-feira, 23 de outubro de 2014

"Embora os mestres e os livros sejam auxiliares necessários, é do esforço próprio que se conseguem os mais completos e brilhantes resultados."
Encaminhado gentilmente por Antonio Carlos

JOHN GARFIELD (Ator Americano)

Leia Também
Mais Textos de Psicologia
PROFISSÃO PSICOLOGIA

Psicologia do Trabalho

O psicólogo pode atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte, individualmente ou em equipe multiprofissional, principalmente junto ao setor de RH, onde usará seus conhecimentos para compreender as relações de trabalho existentes em uma determinada organização social, seja ela formal ou informal. Podendo, assim, intervir de acordo com a cultura da organização, sua filosofia e o processo inter e intrapessoal, consciente das determinantes sócio-políticas, econômicas e culturais.

Psicologia Comunitária
O psicólogo atuando na área da psicologia social comunitária poderá desenvolver seu trabalho em diversos locais da comunidade, tais como: postos de saúde, creches, bairros populares, instituições de promoção do bem estar social, entre outros.
Segundo Regina H. de Freitas Campos, "A busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias, a partir da análise dos problemas do cotidiano da comunidade, marca a produção teórica e prática da psicologia social comunitária".
Acreditamos que esta é uma área da qual todos profissionais da saúde deveriam dedicar-se, visto que dificilmente as comunidades carentes teriam condições de recorrer aos serviços da psicologia se não fosse por estes meios que, ao mesmo que tempo deselitiza a profissão, torna-a acessível a todos e busca a promoção da melhoria das condições de vida das comunidades de baixa renda.

Psicologia Clínica
O psicólogo atua basicamente em um consultório ou clínica, podendo trabalhar em equipe multiprofissional (nutricionistas, fisioterapeutas, médicos, psiquiatras, etc.) ou individualmente. Através da psicoterapia, que pode variar quanto à técnica, ao objetivo e à teoria na qual se baseia, o psicoterapeuta (psicólogo) estabelece uma relação profissional com o cliente (ou paciente, como denomina a maioria das escolas) onde busca orientá-lo para que consiga resolver seus problemas de origem emocional. Também pode agir de forma preventiva visando o amadurecimento e o desenvolvimento da personalidade do cliente que busca ajuda.

Existem inúmeras abordagens e tipos distintos de psicoterapias como a psicoterapia de família ou de casal, a ludoterapia (para crianças), psicoterapia de grupo, psicoterapia breve de apoio, o psicodrama, a psicanálise e a psicoterapia de orientação analítica, entre outras.

Psicologia Escolar
O psicólogo pode atuar em escolas públicas ou particulares realizando um trabalho em equipe multidisciplinar. Após realizar uma avaliação diagnóstica das situações educacionais e suas possíveis dificuldades dentro do contexto no qual a instituição está inserida. O especialista em Psicologia, consciente da realidade da escola, elabora projetos que visem determinar suas causas, orientando para que sejam prevenidas e corrigidas. Atua junto ao corpo docente, discente e comunidade escolar, agindo como um catalisador de reflexões, um conscientizador de papéis representados por cada um, bem como um colaborador para a compreensão dos diferentes estágios psicológicos dos alunos. Diferente do que comumente se pensa, o psicólogo escolar não realiza o papel de psicoterapeuta, fazendo atendimentos clínicos.

No entanto, orienta e encaminha, juntamente com o Serviço de Orientação Educacional (SOE), os casos que fogem à atuação do psicólogo escolar.

Fonte:http://www.geocities.com/HotSprings/Oasis/

Pesquisa: Dra. Elaine Marini



Indique nosso site a um amigo!
Seu Nome: Seu e-mail: Para: E-mail:

PÁGINA INICIAL
Desenvolvido por Guaru.com